sábado, 4 de maio de 2013

Oração do Santuário - Aplicação Prática da Teologia do Santuário

As aplicações foram tiradas, na integra, do sermónario da Semana Santa 2010 escrita pelo Pr. Elias Brasil e apresentado pelo Pr. Fernando Iglesias. A “Oração do Santuário” não pertence ao sermonário. No entanto, a teologia aplicada do sermonário serviu de base para a mesma.

1.      Altar de Sacrifício
O altar, localizado no pátio onde os israelitas ofereciam o sacrifício, ensinava uma importante lição de que o pecado causava a morte de um animal inocente. Com ele(altar de sacrifício) aprendemos que o perdão dos pecados só pode ser plenamente concedido quando olhamos para cruz de Cristo. Nesse altar, aprendemos a importância e o valor do perdão de que necessitamos para viver uma vida feliz.
Aplicação á  “oração do santuário”:
1º Gratidão pelo sacrifício de Cristo
2º Entrega, Confissão e Perdão   

2.      A Pia

Na bacia com agua localizada no pátio, os sacerdotes deveriam se purificar para entrar no santuário e ministrar diante de Deus. A lição fundamental que aprendemos aqui. É o valor da pureza. Aqueles que desejam ter comunhão com Deus devem valorizar a pureza.

Aplicação à “oração do santuário”:
1º Purificação dos pensamentos e ações

3.      A mesa dos Pães Asmos

A mesa com os pães ensinava que Jesus é o provedor das necessidades do seu povo. Não devemos nos esquecer que o alimento de que nos sustenta e os bens materiais que nos permitem viver uma vida digna são resultado de Deus.


Aplicação à “oração do santuário”:
1º Deus é provedor
2º Gratidão pelo pão e bens


4    O Candelabro

O candelabro aponta para Cristo, a luz do mundo. Quando estamos com dúvida nos afazeres da vida, sem saber para onde ir, o que fazer ou que decisão tomar, podemos confiar em Cristo. Onde há luz, não existem trevas. Cristo é a luz que ilumina. Andemos nessa luz para tomar decisões corretas e viver uma vida mais feliz. O azeite, símbolo do Espírito Santo, mantinha a luz do candelabro acessa.

Aplicação à “oração do santuário”:
1º Jesus é a luz que ilumina nossa vida
2º A Palavra de Deus é a luz que ilumina nossos caminhos
3º O Espírito Santo mantem nossa luz acessa

5.      O Altar de Incenso
Nesse altar, o sacerdote oferecia diariamente o incenso, cujo aroma envolvia o santuário, particularmente o lugar santíssimo. Ao queimar o incenso, o sacerdote intercedia em favor do  povo diante de Deus. O perfume suave do incenso indicava que o sacerdote mediador estava levando a Deus as necessidades do povo.

Aplicação à “oração do santuário”:
1º Oração Intercessora

6.       A Arca

A arca continha os dez mandamentos da lei de Deus. A lei contém as receitas para a felicidade verdadeira. Ao dar-nos Sua lei, Deus também nos dá disposição e forças para obedecê-la. Ao nos reconciliarmos com Deus, somos chamados para uma vida de acordo com Sua vontade.

Aplicação à “oração do santuário”:
1º Poder para obedecer
2º Destacar a liderança da vida guiada por Deus (vara de Arão), e o alimento espiritual por Sua palavra(o maná).


Observação Importante: Na disposição dos móveis do santuário, como sabemos, a pia ficava geograficamente depois do altar de sacrifícios. Porém, no ritual das cerimônias do santuário ela era a primeira a ser utilizada. Antes que o sacerdote se aproximasse do altar para ministrar, para acender oferta queimada ao Senhor deveria lavar-se na pia(Êx. 30:20). "Os sacerdotes deveriam fazer essas abluções toda vez que entravam na tenda da congregação ou sacrificavam no altar de ofertas queimadas (Êx. 30:20), pois deveriam estar livres de manchas e da contaminação do pecado antes de ministrar em favor de outros". Comentário Bíblico Adventista, Vol. I, p. 704.

Pr. Osias Rodrigues Ferreira
Ministério da Mordomia Cristã
ABaC-MBN